sexta-feira, fevereiro 18

Muffin de pêra e gengibre


Num Domingo desses me toquei que fazia um tempão que eu não assava um bolo, aí fui checar os ingredientes disponíveis no armário e na geladeira e dei de cara com as forminhas de cup cake que comprei na internet há um tempão.  Mudei de idéia e passei do bolo para muffins. Assim que vi algumas pêras na geladeira lembrei de uma receita do Nigella Express que sempre me dava água na boca, peguei o livro e verifiquei os ingredientes, tudo certo, e mãos à obra!


Eu fiz assim:



250g de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

150 g de açúcar
75g de açúcar mascavo 
1 colher de chá de gengibre ralado
140 ml de creme de leite azedo ( em uma tijela misturei uma colher de chá de suco de limão no creme de leite, mexi bastante e deixei em repouso uns 15 minutos, se você não for usar imediatamente cubra e leve à geladeira)
125 ml de óleo vegetal
1 colher de sopa de mel
2 ovos
300g de pêra descascada e picada (usei 2 pêras grandes com casca mesmo)



Pré-aqueça o forno a 200º, em uma forma de muffins (ou empadas) distribua as forminhas de papel, eu usei 12 e deu bem certinho.
Em uma vasilha misture os ingredientes secos e o gengibre. Em outro recipiente misture o creme de leite azedo, o óleo, os ovos e o mel, junte essa mistura aos ingredientes secos e incorpore tudo com uma colher de pau, não precisa usar batedeira. Acrescente a pera em cubinhos e misture pra juntar tudo. Distribua a massa nas forminhas, lembre-se de não encher por completo pra não derramar. Polvilhe cada muffin com 1/2 colher de açúcar mascavo e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. (Eu tive que deixar mais tempo, mas você pode fazer o teste do palito pra ter certeza de que já está assado)


Depois disso é só deixar esfriar um pouco, passar um café, fazer um chá ou uma limonada e assistir filme jogada no sofá. Também dá pra trocar as pêras e o gengibre por outras combinações, imagino que maçã e uva passas ou banana e canela devem render bons bolinhos! 

Fica delicioso! Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Satisfeito?