segunda-feira, fevereiro 21

Tabuleiro da Baiana

Sábado eu e marido estávamos decididos a conhecer um lugar novo (novo pra nós dois, no caso). Depois de dar uma volta e comentar as opções escolhemos o Tabuleiro da Baiana. O restaurante é lindo, no térreo um ambiente do tipo barzinho, no piso superior mesas com cara de restaurante e na parte externa mesinhas de madeira com guarda-sóis coloridos. De início pedimos uma cerveja e sentamos do lado de fora pra dar uma olhada no cardápio: pratos típicos da culinária baiana, muito peixe, camarão, azeite de dendê e até doces de colher. Escolhemos uma porção de 6 unidades de mini acarajés como entrada (R$10,00) e uma moqueca de peixe com molho de camarão como prato principal. O segurança, que aliás foi muito querido, disse que ia reservar uma mesa pra gente lá dentro porque a vigilância sanitária não permite que os clientes façam as refeições na calçada (?). Terminamos a nossa cerveja e subimos.



Logo terminamos as escadas eu fiquei impressionada: O restaurantes estava lotado!  Se você ainda não conhece o tabuleiro da Baiana mas já passou em frente sabe do que eu to falando, olhando de fora não dá pra perceber a parte superior, mas acredite, o lugar é maior do que parece! Sentamos na nossa mesa e tomamos mais uma cerveja antes da porção de acarajé chegar, deve ter demorado uns 30 minutos ou mais, mas valeu muito a espera, os bolinhos estavam crocantes por fora e macios por dentro, super sequinhos sem nenhum excesso de óleo, os acompanhamentos (camarão seco, tomate e alho poró - eu acho - , vatapá, quiabo e molho de pimenta) foram servidos separadamente e a gente podia montar o acarajé do jeito que quisesse. Delicioso. Mas delicioso de verdade, tenho que dizer! Eu fiquei tão feliz com essa entrada que se a moqueca fosse um fracasso completo eu ja me daria por satisfeita.



Mas uns 20 minutos depois ela chegou, fumegante, borbulhando com um perfume maravilhoso! Como acompanhamento uma farofa de milho, arroz branco e pirão de peixe. A moqueca estava perfeita, um molho encorpado, cremoso, muito condimentado (não apimentado) e o peixe tão macio que parecia derreter na boca! Tenho que confessar, foi o melhor jantar dos últimos tempos!



Depois de comer muito mais que podia e muito menos do que queria, o dono do restaurante, um senhor muito simpático, sentou uns minutinhos com a gente. Ele contou que todas as receitas são preparadas com os mesmos ingredientes usados na Bahia. Perguntei que peixe era usado na moqueca, ele respondeu que para os pratos com molho usa Badejo e nos grelhados usa Linguado, dois peixes de mar extremamente saborosos. Além dos pratos típicos, ele teve o cuidado de colocar no cardápio algumas porções que agradam o paladar dos Maringaenses, como por exemplo a isca de tilápia.

Se você ainda não conhece tem que conhecer! Vá sem pressa, o atendimento não é dos mais rápidos, mas pode ter certeza de que seu jantar vai ser absolutamente especial, os ingredientes são frescos e os funcionários muito atenciosos.

Recomendo muito!

Tabuleiro da Baiana
Avenida Cerro Azul, 1398

Um comentário:

  1. Navegando pela Net, topei com este Blog, e não nego, fiquei emocionado....estou a dois anos a frente do Tabuleiro da Baiana e nunca recebi um comentário tão positivo e eloquente como este.
    Tudo que fazemos é com muito amor, muita fidelidade as tradições gastronômicas, e com foco no cliente....
    Obrigado a vocês de coração, pois comentários como este, são o combustivel para continuarmos no nosso projeto.
    Um grande abraço, e esperamos reve-los em breve
    Chef Bertô

    ResponderExcluir

Satisfeito?