sábado, outubro 22

Pizza em casa!

Não conheço quem que não goste de pizza. 
Claro que cada um prefere um sabor, massa mais fina, forno à lenha, super recheada, só com queijo, e tem até quem goste de pizza sem queijo, acredite! 
Mas gente do tipo "odeio pizza" é difícil.
Pra mim a pizza perfeita tem massa fina e crocante, molho de tomate, muçarela, tomate em rodela e manjericão, claro que outros sabores também são bem vindos, mas esse clássico já me deixa completamente satisfeita.


Muita gente reclama de fazer pizza em casa, prefere comer fora porque acha que pizza caseira é sinônimo de congelado da Sadia, ou aquelas pizzas montadas de padaria, ou ainda uns recheios quaisquer jogados em cima de uma massa de supermercado. Para aqueles que nunca tentaram, experimente fazer sua própria massa, é simples e surpreendente!

As vantagens são muitas, você é quem seleciona os ingredientes, escolhe a espessura que mais gosta, aliás pode testar várias e descobrir qual é o tipo que mais gosta, além de poder inventar os mais variados recheios. É a SUA pizza, de verdade!

Existem muitas receitas de massa de pizza por aí, a minha eu faço assim:

Em uma bacia bem grande coloco um envelope de fermento biológico seco, uma colher rasa (sopa) de açúcar e aproximadamente um copo de água morna (é morna, não quente). Misturo rapidamente com uma colher e deixo descansar uns 2 minutinhos.

Depois acrescento a essa mistura um ovo grande, meia xícara de azeite e uma pitada generosa de sal. Aí vou adicionando farinha e mexendo com uma colher até conseguir uma consistência na qual consiga manusear a massa.

Costumo usar um quilo de farinha, às vezes é preciso mais água, mas aí vou adicionando conforme sinto necessidade, o importante é que a massa desgrude das mãos mas continue macia, nada de massa dura!

Então deixo descansar na bacia coberto com um pano de prato até o fermento agir e dobrar de volume, aproximadamente uma hora.

Aí é hora de dar forma a coisa, em uma bancada enfarinhada coloco porções de massa e vou abrindo com os dedos até formar um disco, depois que já tá meio redondo (não se preocupe muito com o formato) vou esticando com o rolo até ficar na espessura que quero. Nessa altura  o forno já deve estar bem quente. Eu uso umas formas de pizza que são cheias de furinho, assim a massa fica bem corcante, mas se você tiver uma pedra própria pra assar pizza fica ainda melhor.

Existem dois jeitos de finalizar, quando são poucas pessoas pra comer eu estico a massa, espalho molho de tomate e já monto o recheio nela crua mesmo. Fica muito mais saborosa, e sai do forno super crocante! Agora quando vou servir várias pessoas asso a massa primeiro, levando ao forno por uns 3 minutos. Aí reservo pré assada e só coloco o recheio pra ir ao forno quando o pessoal já chegou, é bem mais prático e ainda assim fica incrível!


Com essa mesma massa você também pode fazer calzone e até pão. Quando sobra pizza pré assada eu costumo embrulhar em plástico filme e guardar no congelador.

Parece complicado né? Mas acredite, depois de fazer sua primeira pizza você vai preferir sua receita exclusiva a qualquer outra! Dá pra rechear as bordas, acrescentar tempero na massa, inventar uma massa doce... Enfim, são muitas as possibilidades!

Recomendo que você crie sua própria pizza e depois me conte o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Satisfeito?